A Alma Vegetativa, Sensitiva e Intelectiva

Resumo dos níveis da psyche
Na verdade, existe uma evolução entre as 03 separações, tendo como a última e mais importante a alma Intelectiva, pois, a partir dela, será possível ao homem poder se desvencilhar dessa visão material e partir para o campo das leis universais e eternas. O corpo deverá estar sempre à serviço da Alma para que se faça cumprir a total compreensão da realidade.

Como o último estágio (o INTELECTIVO) é somente atribuído aos seres racionais, até agora só os seres humanos são contemplados com essa possibilidade e o resto dos animais e plantas possuem os estágios menores (a VEGETATIVA e a SENSITIVA).

A alma VEGETATIVA é o primeiro degrau e tem como objetivo o de se nutrir e fortalecer, assim como o da reprodução da espécie. O próprio Aristóteles afirmou sobre a diferença de os animais quando nascem e em torno de 01 mês já possuem dominadas a maioria de suas habilidades, contudo o homem quando nasce só depois de 05 anos ele inicia o domínio de suas habilidades, esse acontecimento seria a maturação da alma intelectiva. Nos vegetais há somente a alma vegetativa.

A alma SENSITIVA é responsável pela sensação (05 sentidos), apetite (paixões, desejos), pela nossa noção de movimento (a qual se utiliza dos nossos 05 sentidos ao mesmo tempo).Através das sensações, o homem tem a possibilidade de compreender o mundo material ao seu redor.

Textura, som, espaçamento, profundidade, sinestesia, calor, sabor. Só conseguimos absorver e senti-los porque temos essa potência. Como as sensações são diversas e vão de um nível mais simplório ao mais complexo, o Estagirita divide em 02 modos de percepção:
  1. Sensível próprio: Quando as sensações são percebidas por um sentido particular. Ex:. Som -> Audição / Visão -> Imagem
  2. Sensível comum: Quando as sensações são percebidas por vários sentidos, existe a comum associação dos sentidos. Ex:. Textura -> Visão + Tato
Como os sentidos contém um excesso de informações, se deduz que ele não atua de maneira específica. Com isso, não temos um total controle do que sentimos. Nesse grupo também entram os animais.

A alma RACIONAL ou INTELECTIVA contém as 02 anteriores pois para se ter a reflexão é necessário um corpo amadurecido (VEGETATIVA) e absorvidas as experiências (SENSITIVA). No caso da alma intelectiva, ela contém a potencialidade de assimilar a "pura forma" das coisas, ser capaz de se abstrair da realidade e alcançar um nível universal e eterno.

Como consequência dessa atividade, os homens têm a possibilidade de conhecer o imaterial e imutável a partir das formas materiais e mutáveis!

Segundo o próprio Aristóteles, o intelecto pode existir sem necessitar do corpo porque como tem a capacidade de criar conceitos e formas abstratas, logo essa parte da alma se tornaria também abstrata. Além disso, caso houvesse interferência da alma sensitiva a capacidade humana de perceber o imaterial seria afetada pelo motivo de as sensações serem apenas materiais.

Na verdade, o intelecto não tem nenhuma natureza, ele é a potência de conhecer.
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial