Resumo dos níveis da psyche |
Como o último estágio (o INTELECTIVO) é somente atribuído aos seres racionais, até agora só os seres humanos são contemplados com essa possibilidade e o resto dos animais e plantas possuem os estágios menores (a VEGETATIVA e a SENSITIVA).
A alma VEGETATIVA é o primeiro degrau e tem como objetivo o de se nutrir e fortalecer, assim como o da reprodução da espécie. O próprio Aristóteles afirmou sobre a diferença de os animais quando nascem e em torno de 01 mês já possuem dominadas a maioria de suas habilidades, contudo o homem quando nasce só depois de 05 anos ele inicia o domínio de suas habilidades, esse acontecimento seria a maturação da alma intelectiva. Nos vegetais há somente a alma vegetativa.
A alma SENSITIVA é responsável pela sensação (05 sentidos), apetite (paixões, desejos), pela nossa noção de movimento (a qual se utiliza dos nossos 05 sentidos ao mesmo tempo).Através das sensações, o homem tem a possibilidade de compreender o mundo material ao seu redor.
Textura, som, espaçamento, profundidade, sinestesia, calor, sabor. Só conseguimos absorver e senti-los porque temos essa potência. Como as sensações são diversas e vão de um nível mais simplório ao mais complexo, o Estagirita divide em 02 modos de percepção:
A alma RACIONAL ou INTELECTIVA contém as 02 anteriores pois para se ter a reflexão é necessário um corpo amadurecido (VEGETATIVA) e absorvidas as experiências (SENSITIVA). No caso da alma intelectiva, ela contém a potencialidade de assimilar a "pura forma" das coisas, ser capaz de se abstrair da realidade e alcançar um nível universal e eterno.
Como consequência dessa atividade, os homens têm a possibilidade de conhecer o imaterial e imutável a partir das formas materiais e mutáveis!
Segundo o próprio Aristóteles, o intelecto pode existir sem necessitar do corpo porque como tem a capacidade de criar conceitos e formas abstratas, logo essa parte da alma se tornaria também abstrata. Além disso, caso houvesse interferência da alma sensitiva a capacidade humana de perceber o imaterial seria afetada pelo motivo de as sensações serem apenas materiais.
Na verdade, o intelecto não tem nenhuma natureza, ele é a potência de conhecer.
A alma VEGETATIVA é o primeiro degrau e tem como objetivo o de se nutrir e fortalecer, assim como o da reprodução da espécie. O próprio Aristóteles afirmou sobre a diferença de os animais quando nascem e em torno de 01 mês já possuem dominadas a maioria de suas habilidades, contudo o homem quando nasce só depois de 05 anos ele inicia o domínio de suas habilidades, esse acontecimento seria a maturação da alma intelectiva. Nos vegetais há somente a alma vegetativa.
A alma SENSITIVA é responsável pela sensação (05 sentidos), apetite (paixões, desejos), pela nossa noção de movimento (a qual se utiliza dos nossos 05 sentidos ao mesmo tempo).Através das sensações, o homem tem a possibilidade de compreender o mundo material ao seu redor.
Textura, som, espaçamento, profundidade, sinestesia, calor, sabor. Só conseguimos absorver e senti-los porque temos essa potência. Como as sensações são diversas e vão de um nível mais simplório ao mais complexo, o Estagirita divide em 02 modos de percepção:
- Sensível próprio: Quando as sensações são percebidas por um sentido particular. Ex:. Som -> Audição / Visão -> Imagem
- Sensível comum: Quando as sensações são percebidas por vários sentidos, existe a comum associação dos sentidos. Ex:. Textura -> Visão + Tato
A alma RACIONAL ou INTELECTIVA contém as 02 anteriores pois para se ter a reflexão é necessário um corpo amadurecido (VEGETATIVA) e absorvidas as experiências (SENSITIVA). No caso da alma intelectiva, ela contém a potencialidade de assimilar a "pura forma" das coisas, ser capaz de se abstrair da realidade e alcançar um nível universal e eterno.
Como consequência dessa atividade, os homens têm a possibilidade de conhecer o imaterial e imutável a partir das formas materiais e mutáveis!
Segundo o próprio Aristóteles, o intelecto pode existir sem necessitar do corpo porque como tem a capacidade de criar conceitos e formas abstratas, logo essa parte da alma se tornaria também abstrata. Além disso, caso houvesse interferência da alma sensitiva a capacidade humana de perceber o imaterial seria afetada pelo motivo de as sensações serem apenas materiais.
Na verdade, o intelecto não tem nenhuma natureza, ele é a potência de conhecer.
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