Por isso, nada melhor do que explaná-la ao nosso público.
História
Na verdade, o título não é exatamente Für Elise, mas Bagatela para piano em Lá Menor (WoO 59). A bagatela é um termo utilizado para designar algo de pouca importância e curto, como a música erudita tende a ser mais prolongada e completa, a bagatela muitas vezes nos traz um sentimento breve ao piano. Porém na escrita dessa partitura, há uma dedicatória à desconhecida Elise, e essa busca pela mulher dedicada nomeou a obra tempos mais tarde.
Mostrarei 02 teorias que tentam desvendar a Elise
- Elise como Pseudônimo
Com isso, haveria 02 possibilidades que culminariam no nome de Elise:
- A letra de Beethoven era caótica, possivelmente o editor o leu equivocadamente e publicou como Elise. Houveram muitos erros de edição relacionados a confusões na leitura da caligrafia do Beethoven, e poderia ser mais um erro...
- O Beethoven poderia ter composto e homenageado a bagatela à Therese Malfatti, porém o fez com o pseudônimo de Elise (apesar de estarem noivos naquela época e a pedir em casamento, ela o recusou, como também em 1816 se casa com um barão).
- A Elise real
Embora a teoria vigente seja a de Elise como pseudônimo, é necessária uma visão geral para ser formar uma opinião mais completa sobre o assunto.
Análise musicológica
- A tonalidade é Lá Menor, os tons menores na maioria das vezes são tristes e dependendo do tempo são também tenebrosos. O que se constata na música.
- O seu compasso é composto (3/8): Um compasso demoroso e carregado de tristeza.
- O tema principal acontece de maneira lenta e conduzida por uma melancolia suave.
- Perto da metade da duração da bagatela, há uma faísca de alegria e aceleração, que surpreende quem a escuta pela primeira vez por acontecer de maneira muito repentina.
- A alegria torna-se alvoroço, animosidade, chegará ao ápice de maneira muito diferente do início, porém, aos poucos, retornará ao tema principal.
- Tendo no fim da música, uma sensação de nostalgia, saudade dos tempos antigos e de conformidade com a dor atual, nos faz sentir algo que escondemos e não podemos dizer facilmente.
Informação complementar: Antônio Vivaldi - As quatro estações
Informação complementar: Bachianas Brasileiras Nº 05 - Curiosidades
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bagatela
http://clickdefinicion.com/letra-f/fur-elise.php
http://www.dw.de/quem-%C3%A9-a-elise-de-beethoven/a-4603598
Blogger Comentario
Facebook Comentario